Teoria do Caso e sua aplicação ao processo penal brasileiro – Raphael  Jorge de Castilho Barilli

É sempre gratificante escrever a apresentação de um livro, em especial quando se trata de uma pesquisa séria, fruto do talento de um jovem e promissor pesquisador. Primeiro, porque o seu lançamento é a disseminação de conhecimento, é luz, é vida. “Oh! Bendito o que semeia livro à mão cheia e manda o povo pensar!”, já disse Castro Alves. Ademais, porque a apresentação induz o contato com a obra, o que é sempre edificante.

Não é a primeira vez que participo de um momento tão importante na vida de Raphael Barilli. Tive a satisfação de conhecê-lo por ocasião de sua aprovação no difícil concurso de Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (2012), quando, na condição de examinador de processo penal, pude constatar seu profundo domínio sobre a matéria, que lhe atribuiu nota 10 na prova oral. Depois de alguns anos, publicamos juntos um artigo acadêmico. Embora não tenha tido o prazer de participar de sua banca de mestrado, acompanhei sua aprovação por valorosos juristas do processo penal no concorrido mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ. Finalmente, tive a satisfação de ser convidado para apresentar ao público seu livro fruto de sua exitosa dissertação de mestrado.

“TEORIA DO CASO E SUA APLICAÇÃO AO PROCESSO PENAL BRASILEIRO” é o resultado de uma pesquisa séria, bem orientada, que trata, entre outros, de um dos temas mais relevantes do processo penal: A ATUAÇÃO DAS PARTES. O que fez com uma abordagem singular, afinada com uma concepção de processo penal democrático, com rica bibliografia. O livro proporcionará ao leitor um enriquecimento imperdível, razão pela qual estou ansioso por vê-lo invadir as livrarias do país.

André Nicolitt
Professor Permanente do PPGD – UniFG
Professor Adjunto de Processo Penal da UFF
Juiz de Direito do TJRJ.

Bruno Parentoni

Bruno Parentoni

Dr. Bruno Parentoni é advogado criminalista e sócio do escritório Parentoni Advogados. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, com pós-graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), é especializado em Direito Processual Penal e Penal Econômico. Atua na justiça estadual, federal e nos Tribunais Superiores (STJ e STF) e é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).