Dr. Roberto Parentoni, advogado criminalista da Parentoni Advogados

Advogados, procuradores e desembargadores, como sacerdotes da Justiça, procuram a melhor solução, o julgamento mais equânime, porém, a Justiça Humana, bastante falha, nem sempre é a Verdadeira Justiça, porque se assenta em circunstâncias imponderáveis; todavia, os julgamentos de 2ª Instância aproxima-se mais da Justiça Ideal, não porque sejam os desembargadores mais sábios que os juízes de 1ª Instância, mas por dois outros motivos: o primeiro porque na câmara criminal são três cabeças pensantes ao invés de uma somente e, principalmente, porque são julgadores mais idosos.

O senso de julgar e a mocidade não são qualidades que se combinam, pois o privilégio do bom senso á apanágio precípuo da experiência de vida, formada anos após anos de lutas e trabalhos, de vitórias, e derrotas, de alegrias e sofrimentos que só o tempo concede ao homem.

Os juízes mais moços se prendem mais ao texto frio da lei (dura lex, sed lex); já os mais velhos com as exceções da regra, é claro, se prendem mais ao espírito que a ilumina; aqueles que confundem justiça com inflexibilidade, receando se tidos como fracos; estes, já de cabelos brancos, sabem que se é preferível ser justo a ser generoso, muito melhor é ser humano a ser justo; sabem que “o juiz a despeito da gravidade de sua missão, subsiste como hímen, para quem o coração não é órgão inútil e que longe de lhe paralisar os impulsos, deve, sob o controle da razão, submeter-se à sua humana influência – Desemb. Moura Bittencourt” ; sabem que: “os juízes não são algozes; são homens de alta compreensão, e a justiça não de traduz na necessidade da imposição de penas, nem de castigos, mas naquela elevada e transcendente elevação de espírito que dela faz um órgão de benevolência, de compreensão, um elemento de salvação social – Min. Ribeiro da Costa, Supremo Tribunal federal.” (Advocacia Criminal na Segunda Instância, 1983, 3ª edição, Ed. Sugestões Literária, Vitorino Prata Castelo Branco, p.17)

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni

Dr. Roberto Parentoni é advogado criminalista desde 1991 e fundador do escritório Parentoni Advogados. Pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, é especialista em Direito Criminal e Processual Penal, com atuação destacada na justiça estadual, federal e nos Tribunais Superiores (STJ e STF). Ex-presidente do Instituto Brasileiro do Direito de Defesa (IBRADD) por duas gestões consecutivas, é também professor, autor de livros jurídicos e palestrante, participando de eventos e conferências em todo o Brasil.